ESTE É UM BLOG SOBRE FERROS PARA MARCAÇÃO DE CAVALOS, ONDE SE FALA DE TUDO O QUE ESTÁ RELACIONADO COM ESTA ACTIVIDADE. VAMOS PUBLICANDO MENSAGENS, GERALMENTE COM IMAGENS, SOBRE AS DUVIDAS DOS LEITORES DE FORMA A TENTAR ESCLARECER TODOS AQUELES QUE QUEREM MARCAR CAVALOS.



CRIAMOS, APROVAMOS E EXECUTAMOS O SEU FERRO

A mtferros cria / desenha o seu Ferro a partir das iniciais apresentando 6 propostas que vamos discutindo até o Cliente aprovar uma, de acordo com a nossa base de dados que conta com cerca de 700 ferros em formato vectorizado. Aprovamos o seu Ferro junto das entidades competentes de forma a não colidir com os já existentes e a garantir que de futuro não apareça outro igual. Executamos o seu Ferro de forma a poder marcar os produtos da sua criação a fogo ou a azoto liquido, de acordo com as normas estabelecidas. Também temos conjuntos de numeros do "0" ao "9" igualmente para marcação a fogo ou a azoto liquido. A mtferros executa o seu Ferro você marca os Poldros

terça-feira, 12 de outubro de 2010

RESULTADO PRETENDIDO

Começou a época das Ferras e hoje deixo aqui algumas sugestões para que o resultado final seja o melhor possivel e do agrado de cada Criador, as fotos deste artigo são da Ferra das Coudelarias Rui Manteigas e Manuel Teixeira. Quando chega a altura de marcar a fogo ou a frio um Poldro/a o mesmo/a já deve estar minimamente arreatado. O primeiro passso, para ambas as técnicas, a fogo ou a frio, é rapar o pêlo na zona ou zonas a marcar. A contenção é a parte principal para que o resultado final seja o pretendido, o Poldro/a deve estar bem imobilizado e seguro de forma a quando colocármos o Ferro não se mexa. Para que a imobilização seja eficaz, podemos usar vários métodos: colocar o Poldro/a numa manga, segurar uma orelha ao mesmo tempo que se segura através de um prega junto à espádua, colocar um aziar, empurrar o Poldro/a contar uma parede, segurar na cauda, etc., o Criador deve também ter um pouco de sensibilidade sobre a melhor forma de imobilizar o Poldro/a. Por uma questão de tempra, em nossa opinião, o Ferro deve ser aquecido em fogueira a lenha. Depois do Ferro aquecido e par nos certificármos da temperatura podemos experimentar, antes de colocar no Poldro/a, numa tábua de pinho, não devendo o Ferro incendiar a tábua. Depois do Ferro estar na temperatura certa é só colcar o Ferro no Poldro/a, devendo a marcação não exceder os 2 segundos. Antes deve-se dar umas pancadinhas com um pau na zona a marcar para o Poldro/a se descontrarir e não sentir tanto quando colocármos o Ferro. Em relação à marcação a frio já abordámos esse tema num artigo aqui no Blog anteriormente. As fotos são o resultado da ferra a fogo, de um poldro ruço e outro baio, que demonstrão uma excelente qualidade marcação.
© mtferros todos os direitos reservados