ESTE É UM BLOG SOBRE FERROS PARA MARCAÇÃO DE CAVALOS, ONDE SE FALA DE TUDO O QUE ESTÁ RELACIONADO COM ESTA ACTIVIDADE. VAMOS PUBLICANDO MENSAGENS, GERALMENTE COM IMAGENS, SOBRE AS DUVIDAS DOS LEITORES DE FORMA A TENTAR ESCLARECER TODOS AQUELES QUE QUEREM MARCAR CAVALOS.



CRIAMOS, APROVAMOS E EXECUTAMOS O SEU FERRO

A mtferros cria / desenha o seu Ferro a partir das iniciais apresentando 6 propostas que vamos discutindo até o Cliente aprovar uma, de acordo com a nossa base de dados que conta com cerca de 700 ferros em formato vectorizado. Aprovamos o seu Ferro junto das entidades competentes de forma a não colidir com os já existentes e a garantir que de futuro não apareça outro igual. Executamos o seu Ferro de forma a poder marcar os produtos da sua criação a fogo ou a azoto liquido, de acordo com as normas estabelecidas. Também temos conjuntos de numeros do "0" ao "9" igualmente para marcação a fogo ou a azoto liquido. A mtferros executa o seu Ferro você marca os Poldros

quinta-feira, 6 de Maio de 2010

MARCAR A FRIO

Para marcar um Poldro/a a frio teremos que efectuar alguns procedimentos um pouco diferentes do que se fôr para marcar a fogo. Em primeiro lugar temos que rapar a zona onde vamos colocar o Ferro, primeiro com uma máquina de escumar as éguas e depois com uma lâmina rapar complectamente o pêlo. A liga do Ferro para marcar a frio pode ser de cobre ou de ferro, se bem que a maioria dos Criadores optem por ter um Ferro somente em liga de ferro que dá para as dois efeitos, marcar a frio e a fogo. Antes de apor o Ferro no Poldro/a, o mesmo tem de estar emerso cerca de 3 a 4 minutos no azoto liquido, para arrefecer. A marcação a frio só funciona totalmente em Cavalos de pelagem castanha ou preta. Depois dos procedimentos anteriores, rapar e arrefecer o Ferro, estamos em condições de apor então o Ferro no Poldro/a, tendo em consideração sempre o pormenor da contenção. Se fôr um Ferro de liga de cobre vamos encostar o Ferro cerca de 40 a 50 segundos, se fôr um Ferro de liga de ferro vamos encostar o Ferro cerca de 50 a 60 segundos. O manuseamento do azoto liquido requer alguns cuidados e experiência, daí aconselharmos a que este trabalho de marcação a frio seja feito por um Veterinário. Este método de marcação a frio tem algumas vantagens e desvantagens; vantagens: em Ferros mais "fechados" não provoca cicatrizes imperceptiveis e em Cavalos de pelagem castanha e preta tem um efeito mais vistoso; desvantagens: é mais dispendioso financeiramente e é de mais dificil preparação. Este método de marcação a frio não é menos doloroso, para o Poldro/a, do que se fôr a fogo.
© mtferros todos os direitos reservados