No sábado passado, dia 23 de Novembro, com já vem sendo hábito de há 3 anos para cá, fomos dar Assessoria técnica na Ferra da Casa Agrícola Ferreira Sebastião em Penamacor. Foram marcados a Frio/Azoto Liquido 4 Poldros e 5 Poldras deste ano com o Ferro na coxa direita e as fêmeas da Piara do ano passado e deste ano foram também marcadas com o numero de ordem da Casa na espádua direita. As condições de trabalho foram excelentes, com uma organização perfeita o que tudo junto resultou em Produtos muito bem marcados. A seguir à Ferra que começou às 9 horas e que durou até 13 horas, foi servido um belo almoço onde todos os presentes puderam trocar experiências em saudável convívio que durou até às tantas. Mais um ano que demos Assessoria Técnica a uma das Coudelarias que está a trabalhar muito bem na criação do Cavalo Lusitano em Portugal. De realçar a excelente condição física em que se encontram todos os animais desta Casa.
terça-feira, 26 de novembro de 2013
quarta-feira, 2 de outubro de 2013
MARCAR A FOGO OU A FRIO
Marcar os nossos Animais a Fogo ou a Frio, qual a melhor maneira ? Não se trata da melhor maneira, todos os animais podem ser marcados a Fogo, a Frio, com arrefecimento do ferro a través de Azoto Liquido, só devem ser marcados os animais de pelagem não evolutiva de cor escura, pois a marcação a frio vai queimar a célula da pigmentação e o pelo vai nascer branco. A questão da técnica em parte é opção do Criador, sabendo-se que a técnica a fogo é menos dispendiosa que a técnica a Frio. Marcar a Frio implica a aquisição do Azoto Liquido, o que não é difícil, a dificuldade é o transporte e o recipiente para transportar o produto. Depois enquanto a Fogo o ferro está encostado ao Animal 2 a 3 segundos a Frio o ferro tem de estar encostado 50 segundos na zona a marcar o que implica uma contenção melhor, recomendando-se sedar o Poldro/a. Animais bem marcados são sempre uma excelente divulgação do seu Criador e do seu Ferro que é Marca pela qual será sempre conhecido, não nos podendo esquecer que será sempre, tanto pelas as boas razões como pelas menos boas.
terça-feira, 1 de outubro de 2013
CHEGOU A ÉPOCA DAS FERRAS
Chegou a altura do ano em que os Criadores começam a organizar as suas Ferras, tendo em vista a marcação dos produtos da sua criação. É a partir de agora que os dias começam a ficar mais frescos o que permite marcar os Poldros/as evitando uma má cicatrização e um prologar da inflamação devido ao calor. É nesta altura do ano que a MTFERROS também é mais solicitada, quer na Criação/ Desenho, Aprovação, Execução do Ferro quer na Assessoria Técnica. Se nos é permitido, aconselhamos todos os nossos Leitores a prepararem com a devida antecedência a Ferra, dos seus animais, principalmente se tiverem animais para marcar a Frio/Azoto Liquido, produto de difícil e perigoso manuseamento. Uma Ferra bem organizada, tendo em vista determinados pormenores, como é o caso da contenção, anestesia, arrefecimento/aquecimento do Ferro etc., traduz-se em animais bem marcados que é sempre uma excelente divulgação da marca do Criador.
Subscrever:
Mensagens (Atom)
© mtferros todos os direitos reservados