ESTE É UM BLOG SOBRE FERROS PARA MARCAÇÃO DE CAVALOS, ONDE SE FALA DE TUDO O QUE ESTÁ RELACIONADO COM ESTA ACTIVIDADE. VAMOS PUBLICANDO MENSAGENS, GERALMENTE COM IMAGENS, SOBRE AS DUVIDAS DOS LEITORES DE FORMA A TENTAR ESCLARECER TODOS AQUELES QUE QUEREM MARCAR CAVALOS.



CRIAMOS, APROVAMOS E EXECUTAMOS O SEU FERRO

A mtferros cria / desenha o seu Ferro a partir das iniciais apresentando 6 propostas que vamos discutindo até o Cliente aprovar uma, de acordo com a nossa base de dados que conta com cerca de 700 ferros em formato vectorizado. Aprovamos o seu Ferro junto das entidades competentes de forma a não colidir com os já existentes e a garantir que de futuro não apareça outro igual. Executamos o seu Ferro de forma a poder marcar os produtos da sua criação a fogo ou a azoto liquido, de acordo com as normas estabelecidas. Também temos conjuntos de numeros do "0" ao "9" igualmente para marcação a fogo ou a azoto liquido. A mtferros executa o seu Ferro você marca os Poldros

segunda-feira, 28 de novembro de 2011

CICATRIZAÇÃO

Passadas 3 semanas desde que a MTFERROS marcou os primeiros Produtos a Frio/Azoto Liquido, 2 Poldras e 1 Poldro, é altura de falar do processo de cicatrização, tão importnate no resultado final pretendido. Logo após a marcação foi colocada uma substância hidratante, neste caso Halibut em spray. No dia seguinte foi aplicada terramicina, também em spray, para desinfectar e prevenir alguma infecção nalgum ponto em que a pele possa ter cortado. Nos dias seguintes foi-se acompanhando a evolução da cicatrização e aplicando de vez em quando hidratante. Neste momento já dá para ver mais ou menos como vai ficar o Ferro e a Numeração que foi colocada, neste caso na GUAPA do LAGAR. Respeitados os procedimentos de forma correcta e exigente o resultado final só podia ser excelente, traduzido em Produtos bem marcados com o feito pretendido. Se nos é permitida a opinião, Senhores Criadores se investir em divulgação é importante para dar a conhecer o vosso trabalho e os vossos Produtos, mas também é importante apostar na Marcação dos Poldros/as cuidadosamente, pois um Produto de qualidade bem marcado é um excelente cartão de visita.

terça-feira, 8 de novembro de 2011

segunda-feira, 7 de novembro de 2011

FERRA EM PENHA GARCIA

No passado Sábado dia 5, a MTFERROS prestou mais um apoio na acessoria técnica às Coudelarias Manuel Teixeira e Rui Manteigas em Penha Garcia onde foram marcadas duas Poldras, uma a Frio/Azoto Liquído e outra a Fogo. A nossa experiência é cada vez mais requesitado sobretudo para a marcação a Frio/Azoto Liquído devido ao dificil manuseamento do produto, que arrefece os ferros até cerca de -190ºC.

FERRA COUDELARIA FERREIRA SEBASTIÃO

Ontem, dia 6, a MTFERROS prestou mais um trabalho de acessoria técnica, deslocando-se à Coudelaria Ferreira Sebastião, em Penamacor, onde marcámos um Poldro e uma Poldra, pretos, a Frio/Azoto Liquído. Neste momento a MTFERROS trata do manuseamento do Azoto Liquído e presta toda a informação passo a passo para a marcação, junto dos Criadores. Os Produtos não deram problemas a marcar e resta-nos aguardar agora pela cicatrização e pelo nescimento do pêlo.

quarta-feira, 19 de outubro de 2011

FERRA 2011

No próximo dia 5 de Novembro vai realizar-se no Lagar d`Água em Penha Garcia a Ferra dos produtos nascidos em 2011, das Coudelarias Manuel Teixeira e Rui Manteigas. Este ano vão ser marcadas Poldras pelos dois métodos, a Fogo, método mais usual e mais simples e a Frio, método que vai cada vez sendo mais utilizado em Produtos de côr não evolutiva escura, mas que pela dificuldade do manuseamento do Azoto Liquido se torna menos acessível. Vamos tentar fazer um pequeno video dos vários passos da marcação a Frio que contamos publicar aqui no Blog.

domingo, 25 de setembro de 2011

PROCURA EM ALTA

O trabalho da MTFERROS na Criação/Desenho, Aprovação e Execução de Ferros, tem merecido a confiança de vários Criadores. Criamos/Desenhamos o Ferro a partir das iniciais indicadas pelo Cliente; tratamos de toda a parte burocrática da Aprovação do Ferro, para que não colida com os já existentes e que de futuro não apareça outro igual; depois da Criaçã/Desenho e da Aprovação executamos o Ferro de forma a poder marcar os seus produtos a fogo ou a frio (azoto Liquido). Talvez por nos "encarregármos" de todo o processo, simplificando para o Cliente todo o processo devido á nossa experiência, estamos a merecer a confiança de tantos Clientes, que desde já agradecemos. Na imagem 3 ferros executados no fim de semana.

quarta-feira, 6 de julho de 2011

FERROS NOVOS

A seguir ás férias, lá para meados de Setembro, é tempo de começar a desmamar os Poldros/as da piara de 2011, arreatá-los e começar a pensar em marcá-los a fogo ou a frio. Para os Criadores "novos" é neste momento a altura ideal para começarem a pensar em criar a seu Ferro, para aqueles mais experientes e que têm Ferros um pouco "ultrapassados" é altura de começarem também a pensar em fazerem um Ferro novo. Como é normal, devido ao tempo de férias, é nesta altura do ano que andamos um pouco mais "folgados" aproveitando para fazer alguns conjuntos de numeros, para termos em stock, e criar alguns adornos como Ferraduras com o Ferro acuplado, placas de sinalização de espaços com "poldro" ou "cavalo" em chapa, candeeiros variados em Ferraduras etc.. Esta é uma altura boa do ano para o Sr. Criador recorrer aos nossos serviços, antes da asáfama das ferras. Não hesite em contactar-nos.

segunda-feira, 30 de maio de 2011

CONFIANÇA NA MTFERROS

Várias Coudelarias, já com tradição na criação de Cavalos Puro Sangue Lusitano há algumas décadas, têm procurado os nossos serviços, para executármos o seu Ferro de forma a poderem marcar os seus Produtos a Frio / Azoto Liquído, técnica que apesar de mais honorosa tem efeitos de beleza indsicutivel em Cavalos de pelagem não evolutiva, castanhos, pretos, lazões e baios. Este ano já executámos 23 Ferros, dos quais 12 foram Criação / Desenho nosso. Os numeros falam por si, a MTFERROS cada vez mais é sinónimo de Poldros/as bem marcados, quer a Fogo quer a Frio.

sexta-feira, 22 de abril de 2011

FERRA EM SEGURA

Hoje ao final da tarde a MTFERROS foi a Segura, a casa do Sr. João Viegas Morgado, nosso Cliente a quem Criámos e executámos recentemente o Ferro, dar acessoria técnica na Ferra dos Poldros da piara da letra "F". Foram ferradas duas Poldras Lusitanas e um Poldro cruzado. Preparámos tudo e o Filho do Sr. João, também ele João Morgado é que colocou o Ferro. O resultado final foi o desejado, traduzido em poldros bem marcados, agora é tratar da cicatrização e esperar que nos próximos dias não faça muito calor.

quarta-feira, 13 de abril de 2011

ACESSORIA TÉCNICA

Temos conhecimento através de várias pessoas que nos contactam que o Blog da MTFERROS tem ajudado a esclarecer algumas duvidas em relação aos Ferros e á marcação de cavalos a fogo ou a frio / azoto liquido. Temos também prestado alguns esclarecimentos através do nosso email e também via telemóvel. Temos igualmente prestado alguns serviços de Acessoria Técnica, deslocando-nos a casa de alguns Criadores na altura da Ferra, de forma a podermos ajudar aqueles que têm menos experiência. Estamos assim satisfeitos porque o nosso BLOG tem cumprido os objectivos, que é de ajudar a esclarecer os Criadores sobre este tema da Ferra. Prometemos continuar a as Publicações aqui no Blog sempre sobre os temas : Ferros e Ferras.

quinta-feira, 31 de março de 2011

MARCAR A FRIO / AZOTO LIQUIDO

Vários Criadores tem recorrido à nossa experiência e conhecimento para tirarem algumas duvidas sobre a marcação a Frio / Azoto Liquido. Hoje deixamos aqui mais umas notas sobre esta questão, esperando poder esclarecer algumas duvidas com este artigo. A marcação a Frio / Azoto Liquido vai fazer com que a célula da pigmentação passe a produzir exclusivamente pêlo branco, daí esta técnica de marcação ser aconselhada apenas em Cavalos de pelagem não evolutiva lazã, baia, castanha e preta. Para que a marcação a Frio / Azoto Liquido tenha o resultado desejado é importante: que a superficie do Ferro que encosta ao Cavalo tenha uma expessura de cerca de 4 a 5mm, que a zona a marcar esteja completamente rapada / escanhoada, que os tempos quer de imersão que de aposição no Cavalo sejam respeitados, que variam consoante a liga do Ferro, no caso dos Ferros que a MTFERROS produz será de cerca de 4 minutos de imersão do Azoto Liquido e de 50 segundos de aposição no Cavalo e que no final da marcação se coloque uma substância hidratante. Recomendamos que o manuseamento do Azoto Liquido seja feito por alguém com experiência neste tipo de produto. Lembramos que os Ferros que a MTFERROS produz dão tanto para marcar a Frio / Azoto Liquido como a Fogo.

terça-feira, 1 de março de 2011

ROUBO DE GADO

Os tempos são dificeis mas isso não justifica determinadas atitudes. Temos sido contactados nos ultimos dois meses com alguma frequência por proprietários de gado bovino e caprino que têm sido alvos de roubos nas suas explorações, tendo desaparecido inclusivé animais, que querem executar Ferros para poderem marcar os seus animais a fogo ou a frio/azoto liquido. Marcar o gado é mais uma forma de demover os assaltantes a praticar tais crimes. Já executámos dois Ferros para duas explorações, uma para marcar vacas e outro para marcar ovelhas. Esperamos que o nosso trabalho possa contribuir para a redução deste tipo de crimes.

terça-feira, 22 de fevereiro de 2011

AINDA A ESCOLHA DE UM FERRO

Já escrevemos algumas vezes aqui neste Blogue sobre a escolha de um Ferro, que deve em primeiro lugar ser do agrado do seu proprietário, não descurando porém dois aspectos fudamentais: o Ferro ser "aberto", não conter espaços fechados que ao marcar irão deixar cicatrizes imperceptiveis e não conter simboligia que não corresponda à realidade, estribos, esporas, ferraduras, coroas etc.. Em nossa opinião os Ferros deverão ser simples, quando desenhamos um Ferro temos de ter presente que não estamos a criar um logotipo que vamos usar num papel mas sim um Ferro que vamos opor numa grande massa muscular, que é a coxa de um Cavalo, onde nasce pêlo, daí desaconselharmos também Ferros muito geométricos, pois dificilmente o resultado será igual ao Ferro. Este ano de 2011 já desenhámos 4 Ferros, tratámos da aprovação de 5 Ferros e executámos 6, os Ferros que desenhámos têm a nossa garantia de que não vão dar problemas a marcar a fogo.

quarta-feira, 9 de fevereiro de 2011

BALANÇO DE 2010

No ano de 2010 a MTFERROS executou 49 Ferros, 26 dos quais tratou da Aprovação e 18 foram Criados/Desenhados por nós. Desde 2007 que prestamos serviço nesta area dos Ferros, apostando na versatilidade pois os nossos Ferros tanto dão para marcar a Fogo como a Frio / Azoto Liquido o que é um motivo para tantos Criadores procurarem os nossos serviços. A todos os nossos Clientes que confiaram nos nossos serviços o nosso Bem Haja e estamos à disposição para qualquer assunto que julguem pertinente.

quinta-feira, 20 de janeiro de 2011

APROVAÇÃO DO FERRO

É de extrema importância que os Criadores aprovem a sua Marca - Ferro, primeiro para não colidir com os já existentes e em segundo para terem a certeza que não irá surgir algum igual ao seu. Com extinção do Serviço Nacional Coudélico, que deu origem à Fundação de Alter Real, quem neste momento "regulariza" esta situação da aprovação dos Ferros é APSL, que é bem clara no Regulamento do Livro Genealógico, no Capitulo VIII - Das Obrigações e Regalias dos Criadores, no artigo 27º alinea h) Enviar à APSL juntamente com o pedido de admissão ao livro, um fac-simile da sua Marca (Ferro) em tamanho natural, para efeito de Registo e Arquivo. Desta forma como possuidora de uma base de dados referente a Marcas/Ferros dos Criadores, a APSL está em condições de gerir esta situação da Aprovação dos Ferros de forma a não colidirem uns com os outros. Assim aconselhamos todos os Criadores, depois de escolherem a sua Marca/Ferro, a aprovarem o mesmo.
© mtferros todos os direitos reservados