Hoje falamos da questão de contensão na altura de colocar o Ferro no Cavalo, pormenor importante para que o resultado final seja o desejado, um Ferro colocado no local certo de forma legivel. O Criador melhor do que ninguém tem a obrigação de conhecer o caracter do Poldro / Poldra que vai marcar. Assim terá que optar por escolher a melhor maneira de "imobilizar" o animal para colocar as marcações de forma breve e segura, nunca esquecendo a integridade fisica de quem está a fazer o trabalho. Marcações que vimos em Cavalos, traduzidas numa cicatriz ilegivel, não se trata somente a Ferros com desenhos problemáticos, mas muitas vezes problemas relacionados com a contensão que não é a melhor e que gera maus resultados. Já vi marcar muitos Poldros / Poldras a fogo ou a frio, com metodos de contensão umas vezes melhores outras vezes piores, aqueles que geralmente conseguem uma boa contensão raramente têm maus resultados, o Ferro fica no local certo bem aposto o que deixa o Criador satisfeito. Cada Cavalo tem o seu temperamento portanto é da responsabilidade do Criador conhecer o animal e adoptar a melhor forma de contensão antes de colocar as marcações, valendo-se dos meios que achar melhor (manga, cancelas, pessoas, cordas, cabeções etc.) não excluindo a hipotese de usar tranquilizantes. Há que não esquecer que o resultado da marcação é irreversivel.
terça-feira, 20 de abril de 2010
terça-feira, 6 de abril de 2010
ASPECTOS DE UM FERRO
O Ferro deve ser simples e aberto de forma a evitar cicatrizes irreconheciveis. As dimensões devem rondar os 10x10cm a 12x12cm e a superficie de contacto deve ter 2 a 3mm. Ao desnhar o Ferro não nos podemos esquecer que se trata de um ferro para marcar Poldros a fogo ou a azoto liquido e não de um logotipo que irá constar numa folha ou página da net. Deve-se ainda evitar formas geométricas que quando marcadas nos Poldros dificilmente ficam iguais ao Ferro. Todos os criadores, para evitar problemas de duplicação, devem aprovar o seu Ferro junto das entidades competentes de forma a não colidir com os já existentes e garantir que de futuro não apareça nenhum igual.
domingo, 4 de abril de 2010
ESCOLHA DE UM FERRO
Quando se inicia a actividade de Criador torna-se pertinente pensar num Ferro para marcar a Fogo ou a Azoto Liquido os Produtos que vamos criar. É importante quando se pensa num Ferro, primeiro do que mais nada, que seja do agrado do Criador, depois que seja simples mas que seja "atractivo", não aconselhamos que o mesmo seja de formas muito geométricas. A Foto que publicamos nesta mensagem, da Coudelaria Sérgio Torrão, executado por mim, posso garantir que a circunferência que envolve as letras "ST" está geométricamente perfeita, mas o resultado no Poldro é o que se pode ver na foto. Deve-se ter em consideração que marcar um Poldro não é um trabalho de pormenor e que vamos marcar numa grande massa muscular, de um ser vivo, que não é plana.
sábado, 3 de abril de 2010
NOTA ABERTURA
O Cavalo Lusitano tem despertado grande interesse em novos Criadores, que para marcar os seus Produtos têm de ter um Ferro. Os nossos serviços na Criação, Aprovação e Execução de Ferros têm registado uma crescente procura o que justifica a iniciármos hoje este Blog, que servirá para apresentármos experiências, vivências, ideias relacionadas com esta actividade da "Ferra".
Subscrever:
Mensagens (Atom)
© mtferros todos os direitos reservados