ESTE É UM BLOG SOBRE FERROS PARA MARCAÇÃO DE CAVALOS, ONDE SE FALA DE TUDO O QUE ESTÁ RELACIONADO COM ESTA ACTIVIDADE. VAMOS PUBLICANDO MENSAGENS, GERALMENTE COM IMAGENS, SOBRE AS DUVIDAS DOS LEITORES DE FORMA A TENTAR ESCLARECER TODOS AQUELES QUE QUEREM MARCAR CAVALOS.



CRIAMOS, APROVAMOS E EXECUTAMOS O SEU FERRO

A mtferros cria / desenha o seu Ferro a partir das iniciais apresentando 6 propostas que vamos discutindo até o Cliente aprovar uma, de acordo com a nossa base de dados que conta com cerca de 700 ferros em formato vectorizado. Aprovamos o seu Ferro junto das entidades competentes de forma a não colidir com os já existentes e a garantir que de futuro não apareça outro igual. Executamos o seu Ferro de forma a poder marcar os produtos da sua criação a fogo ou a azoto liquido, de acordo com as normas estabelecidas. Também temos conjuntos de numeros do "0" ao "9" igualmente para marcação a fogo ou a azoto liquido. A mtferros executa o seu Ferro você marca os Poldros

segunda-feira, 27 de setembro de 2010

FERRA NO GONÇALÃO

No passado sábado dia 25 estivemos na Herdade do Gonçalão, onde está sediada a Coudelaria Sérgio Fernandes Torrão, na Ferra dos Poldros da piara de 2010. Foram marcados a fogo 5 poldros, 2 machos e 3 fêmeas, sob a orientação técnica da mtferros. Para que o resultado final fosse o pretendido, conforme se pode ver na imagem ao lado direito, primeiro foi rapado o pêlo nas zonas a marcar, tendo sido previligiada a contenção. Os poldros na altura de apor o Ferro e a Numeração estavam completamente imobilizados na manga e sem hipoteses de se mexerem, presos de cabeça, seguros nas orelhas e encostados à parede. Chegou a altura do ano em que se começam a realizar as Ferras e os Criadores menos experientes têm de ter atenção a todo o processo de marcação a fogo, se não querem ficar com produtos com cicatrizes irreconheciveis, o que é sempre desagradável.

segunda-feira, 20 de setembro de 2010

MARCAÇÃO COM NUMEROS

Com a obrigatoriedade de implante de micro-chip nos Equinos de Puro Sangue Lusitano, muitos criadores deixaram de marcar os seus produtos a fogo ou a frio com numeros. No entanto existem várias ideias que em meu enteder são todas válidas, uns continuam só a marcar as éguas para mais fácilmente as identificar no campo, pois apesar de terem micro-chip este apenas pode ser visto com um leitor próprio para o efeito, outros continuam a marcar todos os produtos por uma questão de tradição e para mais fácil identificação depois de vendidos e existe aqueles que simplesmente optam por não colocar nenhum numero, porque o Ferro é suficiente.
Marcar ou não os produtos com numeros é na realidade uma opção de cada Criador que temos de respeitar.

quinta-feira, 2 de setembro de 2010

4 FERROS

Este fim de semana que passou executei 4 Ferros, para 4 Clientes diferentes, com gostos diferentes. Sempre defendi que o Ferro, primeiro do que mais nada tem de ser do agrado do seu Proprietário e deve respeitar a simbologia. Também já defendi, várias vezes, em artigos aqui neste Blog, que um Ferro não deve ter espaços entre linhas muito juntas, que deve ser aberto de forma a "respirar" na altura da marcação, para não resultar numa marcação com cicatrizes imperceptiveis. Na imagem que consta deste artigo podemos ver, nas pontas da imagem, dois Ferros que não necessitam de tantos cuidados na altura de marcar e que nos garantem à partida o resultado desejado. Depois temos os dois Ferros ao centro que vão concerteza necessitar de mais cuidados na altura de marcar, quando falamos de mais cuidados estamos a falar de uma boa imobilização do Produto a marcar, podendo até recorrer-se a um tranquilizante, de uma temperatura certa do Ferro e da zona a marcar sem pêlo. Os Ferros fechados, (com escudos, circulos etc.) concentram mais o calor, podendo, se não se tiver algumas precauções, resultar numa marcação menos perceptivel. Continuo a insestir para o facto dos Proprietários quando escolherem o seu Ferro, pensarem bem no resultado final que é a marcação de um Poldro/a, que não é um trabalho de pormenor.
© mtferros todos os direitos reservados