ESTE É UM BLOG SOBRE FERROS PARA MARCAÇÃO DE CAVALOS, ONDE SE FALA DE TUDO O QUE ESTÁ RELACIONADO COM ESTA ACTIVIDADE. VAMOS PUBLICANDO MENSAGENS, GERALMENTE COM IMAGENS, SOBRE AS DUVIDAS DOS LEITORES DE FORMA A TENTAR ESCLARECER TODOS AQUELES QUE QUEREM MARCAR CAVALOS.



CRIAMOS, APROVAMOS E EXECUTAMOS O SEU FERRO

A mtferros cria / desenha o seu Ferro a partir das iniciais apresentando 6 propostas que vamos discutindo até o Cliente aprovar uma, de acordo com a nossa base de dados que conta com cerca de 700 ferros em formato vectorizado. Aprovamos o seu Ferro junto das entidades competentes de forma a não colidir com os já existentes e a garantir que de futuro não apareça outro igual. Executamos o seu Ferro de forma a poder marcar os produtos da sua criação a fogo ou a azoto liquido, de acordo com as normas estabelecidas. Também temos conjuntos de numeros do "0" ao "9" igualmente para marcação a fogo ou a azoto liquido. A mtferros executa o seu Ferro você marca os Poldros

sábado, 15 de maio de 2010

"SIMBOLOGIA"

O Ferro é um simbolo do Criador, que geralmente é feito a partir das inciais do seu nome ou do nome do local onde se encontram os animais. Mas os Ferros podem conter também alguma simbologia que acrescenta alguma informação ao Ferro sobre o seu proprietário. Existem vários simbolos que podem constar no Ferro, mas que têm sempre um significado; uma Cruz, uma Coroa e aí existem vários tipos de Coroas consuante o titulo, um Estribo e uma Espora, estes simbolos são os mais usuais. Cada Criador quando pensa em criar/desenhar um Ferro tem de ter em consideração toda esta simbologia e usar, se fôr o caso, a que se enquadre ao seu estatuto.
Colocar "adornos" no Ferro porque gostamos ou achamos bonito, não condizendo com o nosso estatuto é informação gratuita e incorrecta o que torna o Ferro "falso".

quinta-feira, 6 de maio de 2010

MARCAR A FRIO

Para marcar um Poldro/a a frio teremos que efectuar alguns procedimentos um pouco diferentes do que se fôr para marcar a fogo. Em primeiro lugar temos que rapar a zona onde vamos colocar o Ferro, primeiro com uma máquina de escumar as éguas e depois com uma lâmina rapar complectamente o pêlo. A liga do Ferro para marcar a frio pode ser de cobre ou de ferro, se bem que a maioria dos Criadores optem por ter um Ferro somente em liga de ferro que dá para as dois efeitos, marcar a frio e a fogo. Antes de apor o Ferro no Poldro/a, o mesmo tem de estar emerso cerca de 3 a 4 minutos no azoto liquido, para arrefecer. A marcação a frio só funciona totalmente em Cavalos de pelagem castanha ou preta. Depois dos procedimentos anteriores, rapar e arrefecer o Ferro, estamos em condições de apor então o Ferro no Poldro/a, tendo em consideração sempre o pormenor da contenção. Se fôr um Ferro de liga de cobre vamos encostar o Ferro cerca de 40 a 50 segundos, se fôr um Ferro de liga de ferro vamos encostar o Ferro cerca de 50 a 60 segundos. O manuseamento do azoto liquido requer alguns cuidados e experiência, daí aconselharmos a que este trabalho de marcação a frio seja feito por um Veterinário. Este método de marcação a frio tem algumas vantagens e desvantagens; vantagens: em Ferros mais "fechados" não provoca cicatrizes imperceptiveis e em Cavalos de pelagem castanha e preta tem um efeito mais vistoso; desvantagens: é mais dispendioso financeiramente e é de mais dificil preparação. Este método de marcação a frio não é menos doloroso, para o Poldro/a, do que se fôr a fogo.
© mtferros todos os direitos reservados